Alimentação Consciente: Sabores, Saúde e Sustentabilidade

Um fundo branco com algumas linhas

O mês de novembro traz datas importantes para refletirmos sobre alimentação consciente e sustentabilidade. O Dia Mundial do Veganismo, em 1º de novembro, e o Dia Nacional de Conscientização pelo Não Desperdício de Alimentos, em 03 de novembro, reforçam a importância de práticas alimentares responsáveis. Sabendo que esse é um tema de alto impacto ambiental, econômico e social, nós da Blue Tree entendemos a importância de produzir as refeições para nossos hóspedes evitando o desperdício, oferecendo qualidade na alimentação e aprimorando nossas práticas para contribuir com a sustentabilidade. Por isso, queremos te convidar a refletir sobre o assunto e conhecer as nossas práticas para uma nutrição mais saudável e contra o desperdício de alimentos.

Para entender a urgência desse tema, podemos olhar os números: hoje, 733 milhões de pessoas enfrentam a fome no mundo, enquanto mais de 1 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente.

No Brasil, o problema também é preocupante, cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos acabam no lixo todos os anos, o que representa cerca de 30% do total produzido. Esse desperdício massivo não afeta só a nossa sociedade, mas também contribui para o aumento das emissões de carbono e o uso excessivo de recursos naturais.

E devido a esta realidade existe um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU com metas para encaminhar este desafio, o ODS 2, que tem como objetivo erradicar a fome e alcançar a segurança alimentar, nutrição adequada e promoção da agricultura sustentável até 2030. Esse objetivo exige esforços em várias frentes, incluindo a redução de desperdícios e a promoção de dietas diversificadas e nutritivas.

Aqui no resort, nosso trabalho para reduzir o desperdício de alimentos começa antes mesmo do prato chegar à mesa. Acompanhamos a ocupação e frequência dos hóspedes em nossos restaurantes, Aloha e Flamboyant, e fazemos um levantamento semanal do buffet para analisar o consumo e os pontos de desperdício. Com isso, conseguimos ajustar o cardápio conforme as preferências e necessidades dos nossos hóspedes, evitando excessos.

Como exemplo de uma prática recém implementada, substituímos o modo de preparo do arroz, que agora é feito no forno, e nos ajuda a reduzir em 40% o uso de óleo e elimina o risco de queimar o fundo da panela, gerando desperdício. Esse tipo de cuidado atende não apenas às metas do ODS 2, mas também às metas do ODS 12, que trata da produção e consumo responsáveis. Especificamente, a meta 12.3 foca na redução do desperdício ao longo da cadeia de produção e consumo de alimentos.

Nosso maior investimento em alimentação saudável e sustentabilidade é o cultivo interno de hortaliças. Aqui no resort temos 2 estufas de horta hidropônica que fornece boa parte das verduras e temperos para consumo fresco e nutritivo no buffet. O método de cultivo por hidroponia reduz impactos ambientais na produção de alimentos, colaborando com as metas específicas 2.3 e 2.4 do ODS 2, que promovem práticas de agricultura sustentável e produtiva.

E as hortas não são apenas protagonistas da nossa alimentação não, elas também estão entre uma das programações preferidas das crianças, que recebe educação ambiental durante a visitação nas hortas.

Além dos pratos brasileiros tradicionais no almoço e os pratos internacionais no jantar, oferecemos opções veganas em todas as refeições. Os alimentos que contêm glúten e lactose são identificados no buffet e a nossa equipe de nutrição personaliza o atendimento conforme as restrições alimentares e preferências individuais de cada hóspede.

Já as sobremesas diet, sem glúten e lactose estão diariamente disponíveis nas duas principais refeições do dia. O nosso café da manhã é um destaque à parte, trazemos várias opções saudáveis de grãos, leites, bolos e iogurtes. Fazemos tudo isso para que você possa ser bem servido e encontrar durante a sua estadia o que mais se adapta ao seu estilo de vida.

Aqui no Blue Tree Thermas de Lins, cuidamos de cada detalhe para que a sua experiência gastronômica seja completa, saudável e alinhada com o que há de mais responsável em termos de alimentação. Desde o preparo dos alimentos até o cuidado com a redução de desperdício, nossas práticas buscam oferecer o melhor para você e para o meio ambiente. Porque, para nós, bem receber, bem servir e bem cuidar vão muito além da hospitalidade: são formas de se conectar com você, proporcionar uma boa experiência e contribuir para um mundo onde as escolhas alimentares são feitas com mais propósito!

Fontes:
ONU Brasil - ODS2
ONU Brasil - ODS12
Senado Brasil, 2024

Viagem com amigos
16 de julho de 2025
Viajar com amigos é uma das experiências mais incríveis da vida, ainda mais quando chega aquela fase em que podemos desacelerar.
melhores águas termais
Por Andre Deco Lima 14 de julho de 2025
As melhores águas termais podem ser exatamente o que você precisa para viver momentos inesquecíveis ao lado da sua família.
lugar para relaxar
14 de julho de 2025
Para quem busca um verdadeiro refúgio, saber escolher o lugar para relaxar faz toda a diferença na experiência.
VER MAIS